Mídias

Conheça nossa participação em matérias de TV, Revistas e Internet.

Ficheiro:MV Saude Final.png – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como aliviar a dor de dente rápido? Pode pingar dipirona?
O sintoma está relacionado a diversas condições de saúde e exige um tratamento adequado com orientação odontológica
dor de dente pode ser um sintoma bastante incômodo e atrapalhar os atos de comer, falar e tomar bebidas muito geladas ou muito quentes. Normalmente, o sintoma está relacionado a algum problema de saúde bucal, como cáries, fraturas dentárias, bruxismo ou infecção no dente, e deve ser investigado.

Por isso, saber como aliviar a dor de dente rápido não substitui o tratamento adequado para cada caso, mas pode ser uma saída para reduzir o incômodo enquanto se espera a consulta com um dentista. “É sempre recomendado consultar um profissional, para que ele possa dar um suporte medicamentoso ou de tratamento”, ressalta o cirurgião dentista José Todescan Júnior.

Além disso, é muito importante evitar a automedicação, já que cada caso exige um tratamento medicamentoso específico e que apenas o odontologista poderá orientar. De maneira geral, alguns cuidados simples e caseiros podem ajudar a aliviar a dor enquanto se espera a consulta com o dentista. Listamos algumas delas a seguir:

1. Faça compressas frias

A compressa fria ajuda a aliviar a dor de dente porque, com o frio, os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo o sintoma. Você pode prepará-la envolvendo um gelo em uma toalha, aplicando-o na parte externa da região afetada - por exemplo, na bochecha - por um tempo entre 15 e 20 minutos.

2. Bocheche água com sal

Fazer um bochecho com água morna e sal também é um truque para aliviar a dor de dente. Isso ajuda a reduzir o inchaço no tecido da gengiva e, assim, reduzir a inflamação momentaneamente. Mas lembre-se de não deixar a água esquentar muito para não causar ainda mais sensibilidade e dor.

3. Mantenha os dentes sempre limpos

Uma das formas de prevenir a dor e amenizar o sintoma é mantendo a higiene bucal em dia. Use sempre fio dental e escove os dentes após cada refeição para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, infecções. Também é importante usar enxaguante bucal diariamente para eliminar bactérias danosas à gengiva, à língua e aos dentes.

4. Se houver indicação, tome analgésicos

Os analgésicos também podem ajudar a aliviar a dor de dente. Mas lembre-se: é muito importante evitar a automedicação para não trazer consequências para sua saúde. Por isso, antes de tomar qualquer remédio, busque a orientação de um profissional de sua confiança.

A partir da orientação do dentista, alguns analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor. dipirona é um deles, já que é um anti-inflamatório com ação analgésica.

Ela pode ser usada na forma de gotas ou em comprimido: para adultos ou crianças com mais de 15 anos, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia ou 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL por dia, no máximo 4 vezes ao dia.

Pode pingar dipirona no dente? Essa é uma dúvida comum, porém, o dipirona gotas deve ser consumido via oral, na posologia indicada acima, e não deve ser pingado diretamente no dente.

Além da dipirona, outros medicamentos com ação analgésica também podem ser utilizados para aliviar a dor de dente, como o Ibuprofeno e o Paracetamol. Lembre-se sempre de conferir a bula e seguir as orientações do seu médico, evitando a automedicação.

Matéria completa original

Quem somos

Somos profissionais apaixonados pela Odontologia e temos como objetivo levar aos nossos pacientes um tratamento de alto nível científico, técnico e ético, sempre respeitando os limites da ciência e as limitações individuais de cada caso.

Veja mais.

O que fazemos

Atuamos em praticamente todas as áreas da odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sempre com muito respeito aos nossos pacientes. Estaremos ao seu lado no caminho da conquista e manutenção de um sorriso harmonioso e bonito.