Quem são e o que fazem as nossas auxiliares

A auxiliar executa diversas funções dentro do consultório além de prestar assistência ao dentista.

Um colaborador para esta função precisa entender não apenas de odontologia, mas de toda a rotina do consultório e deve somar esforços com outros funcionários para que o paciente tenha a melhor experiência possível antes, durante e depois do tratamento.

Antes do atendimento começar, a função da auxiliar é preparar o paciente e separar os materiais que serão usados durante a consulta. Dessa maneira, o tempo dentro da sala do dentista é bastante otimizado.

Durante o atendimento do paciente que a auxiliar realiza a maior parte das suas atividades auxiliando e instrumentando durante os procedimentos além de manipular materiais quando solicitadas.

O trabalho do ASB durante o atendimento do paciente é prestar ajuda aos profissionais que estão com ele da melhor forma possível, para garantir que o cliente seja bem tratado e que sua saúde bucal esteja sempre em boas condições após o atendimento.

Após o atendimento, é responsável por registrar os procedimentos, agendar retornos, monitorar laboratórios de prótese além de executar limpeza, desinfecção e esterilização dos aparelhos odontológicos, do instrumental e do ambiente de trabalho após a consulta

Além de todo esse trabalho, o ASB também realiza algumas funções extras dentro da clínica, que são igualmente importantes. Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos utilizados durante o atendimento e resíduos odontológicos. Adotar medidas de biossegurança para o controle de infecções na clínica, minimizando os riscos de infecção do paciente e dos profissionais.