Publicado na Revista Villa Marianna
Existem atualmente várias maneiras de se alterar um sorriso e a técnica utilizada depende do que o paciente almeja.
O paciente pode desejar somente dentes mais brancos, ou mais alinhados e até mudar totalmente a forma, posição e dimensão dos dentes.
Atualmente muito se fala em lentes de contato dentais e em facetas de porcelana. A diferença básica entre elas é que a lente não requer desgaste dentário e as facetas sim. Ah então eu quero fazer uma lente assim não desgasto meus dentes certo?
Errado. Quem resolve isto é o dentista, analisando uma série de requisitos técnicos necessários. Na grande maioria das vezes, as facetas estão mais indicadas que as lentes de contato.
Já a algum tempo, o paciente que almeja uma mudança estética, na maioria dos casos, pode provar o novo sorriso como quem prova uma roupa. Se gostar ótimo, se não gostar não compra. Tão simples quanto isto.
O paciente aprovando o novo sorriso o caso tem início na boca do paciente.
São inúmeras horas de trabalho antes mesmo que a primeira broca ou anestesia seja utilizada no paciente, e a maioria deste trabalho é realizado sem a presença física do paciente.
Imaginando que o paciente não possua nenhum tipo de doença de gengiva, cáries ou outros tratamentos indicados, iniciamos por escutar o que incomoda o paciente quando falamos em estética.
O que é bonito para um pode não ser para outro, nós escutamos e indicamos o que é melhor para ele naquele momento.
Para escolhermos novo sorriso realizamos: testes de vídeo, fotografias intra e extra bucais, radiografias, modelos além do planejamento digital. Desta maneira poderemos estudar a fala, deglutição e sorriso.
O planejamento digital é a tomada de medidas e simulações realizadas em computador para visualizarmos a proporção dos dentes em relação a ele e aos demais. Nesta fase escolhemos o sorriso que julgamos ideal. Cada pessoa tem um formato de rosto e um jeito de ser e o sorriso precisa combinar.
Será que o sorriso escolhido vai ficar bom na boca do paciente? Agora é hora de tornar o digital em real: Realizamos então a transferência deste estudo para a boca do paciente. O trabalho de dias toma forma na boca em poucos minutos.
Caso o paciente aprove o novo sorriso iniciamos o tratamento através da Odontologia 3D, que iremos descrever na próxima edição da revista.