Mídias

Conheça nossa participação em matérias de TV, Revistas e Internet.






Plena Mulher Comunicação e Comércio | LinkedIn

5 sinais de problemas na gengiva que não podem ser ignorados

 

De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, é essencial estar atento aos sinais precoces de problemas na gengiva. “Gengivas saudáveis são firmes, de cor rosada e não sangram facilmente. Qualquer mudança nessa condição pode ser um indício de que algo está errado”, revela.

Entre as doenças gengivais mais comuns estão a gengivite e a periodontite, ambas resultantes do acúmulo de biofilme dental nos dentes. A gengivite, forma mais leve e reversível da doença, pode, em alguns casos, progredir para periodontite se não for tratada, fragilizando os tecidos que sustentam os dentes.

Embora o acúmulo de biofilme, também conhecido como placa bacteriana, seja a principal causa de problemas gengivais, existem fatores que podem modificar ou agravar essa condição, como a genética e o tabagismo. “Reconhecer os sinais de alerta e entender a importância da higiene bucal são passos fundamentais para manter as gengivas saudáveis e evitar complicações”, afirma.

O especialista revela cinco sinais clássicos de problemas gengivais e como preveni-los de forma eficaz:

  1. Gengivas inflamadas: Podem aparecer vermelhas, inchadas e ser sensíveis ao toque;
  2. Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental: Esse sangramento ocorre porque as gengivas estão irritadas e inflamadas devido ao acúmulo de biofilme dental;
  3. Retração gengival: A retração das gengivas pode ser um sinal ou uma sequela de doença gengival. Esse problema pode levar à sensibilidade dentária e aumentar o risco de cáries e outros problemas;
  4. Mau hálito persistente: As bactérias que se acumulam na placa bacteriana produzem substâncias que causam odores desagradáveis e persistentes;
  5. Dentes soltos: Pode ser um sinal de periodontite avançada, onde a degeneração dos tecidos de suporte ao redor dos dentes causa mobilidade. A periodontite é uma condição que não tem cura, mas pode ser controlada. Em casos graves, a remoção do dente pode ser necessária.

Métodos de prevenção

Todescan afirma que a prevenção é a chave para manter as gengivas saudáveis e evitar complicações graves. “A prática de uma higiene bucal adequada é fundamental. Isso inclui escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor, além de usar fio dental, escovas interdentais e outros métodos de higiene caseiros para remover a placa que se acumula entre os dentes”, declara.

Consultas regulares ao dentista são essenciais para a detecção precoce de problemas gengivais e a realização de limpezas profissionais, que removem o tártaro e a placa bacteriana. “Investir em uma rotina de cuidados com a boca e seguir as orientações profissionais são passos fundamentais para preservar a saúde das gengivas e garantir um sorriso saudável por mais tempo”, finaliza.

 

Matéria completa original

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do nosso site. Assine grátis nossa newsletter. Você poderá cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Quem somos

Somos profissionais apaixonados pela Odontologia e temos como objetivo levar aos nossos pacientes um tratamento de alto nível científico, técnico e ético, sempre respeitando os limites da ciência e as limitações individuais de cada caso.

Veja mais.

O que fazemos

Atuamos em praticamente todas as áreas da odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sempre com muito respeito aos nossos pacientes. Estaremos ao seu lado no caminho da conquista e manutenção de um sorriso harmonioso e bonito.

 

Onde estamos

Endereço
Rua Helena,260 conj. 11
Telefone
(11) 3758-2571
(11) 9.6476-0830 WhatsApp