Novos materiais e avanços tecnológicos
possibilitam dentes mais bonitos e saudáveis
Os cuidados odontológicos estéticos vêm evoluindo junto à tecnologia, integrando novas técnicas e materiais que prometem resultados cada vez mais naturais e duradouros. Entre os procedimentos mais procurados estão as facetas de porcelana, o clareamento dental avançado e as restaurações estéticas. Essas possibilidades mais recentes têm transformado a prática odontológica e melhorado a autoestima dos pacientes.
A boa adesão aos tratamentos estéticos se deve aos resultados alcançados. Um estudo publicado em 2018 na revista Dental Materials observou uma taxa de retenção de 82% nas facetas de porcelana por até 15 anos. Esse dado comprova a durabilidade e a qualidade estética das facetas, que se tornaram uma das opções preferidas para quem busca um sorriso perfeito.
O Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, explica que essas inovações são importantes para o campo odontológico. “As facetas de porcelana são um exemplo de grande avanço, permitindo a correção imperfeições dentárias com um resultado natural e resistente. Isso tem um impacto direto na confiança dos pacientes”, relata.
Avanços tecnológicos e novas técnicas
Além das facetas, o clareamento dental é um antigo conhecido de quem se preocupa com a boa aparência do sorriso, mas apresenta avanços significativos. “A expectativa de dentes brancos como aqueles que aparecem na mídia podem frustrar alguns pacientes, tendo em vista que o resultado depende de muitos fatores. É inegável, no entanto, que a técnica dá excelentes resultados em comparação do antes e depois”, aponta.
De acordo com o especialista, no clareamento dental, não é possível prever quantos tons os dentes vão clarear. “Estamos lidando com variáveis como croma, matiz e outros preceitos que podem ser alterados no processo. Às vezes, não se altera a cor, mas sim o croma, resultando em dentes mais brancos”, explica Dr. José Todescan Júnior.
Atualmente, o clareamento pode ser feito no consultório, em casa (assistido) ou de forma combinada. Na prática clínica, o clareamento assistido, realizado pelo paciente em casa sob orientação de seu dentista, é preferido por evitar deslocamentos custosos e por manter a eficácia em comparação com os tratamentos realizados exclusivamente no consultório. “Nesse caso, produtos de menor concentração são escolhidos para minimizar a sensibilidade, alcançando os mesmos resultados que os de maior concentração, embora em um período um pouco mais longo”, pontua.
Além disso, não há necessidade de seguir uma “dieta branca” durante o clareamento - um mito difundido há bastante tempo. “Não há nenhuma associação entre o clareamento dental e a dieta, diferente do que muitos acreditam. Durante o clareamento, os pacientes podem consumir alimentos como molho de tomate, shoyu, café e vinho sem que isso interfira no resultado do tratamento”, esclarece Dr. José Todescan Júnior.
Outro avanço importante é o desenvolvimento de materiais compostos para restaurações estéticas. Esses materiais, que imitam a cor e a translucidez dos dentes naturais, são utilizados em procedimentos como preenchimentos e coroas, garantindo um resultado superior aos disponíveis anteriormente. “São produtos versáteis e que oferecem uma excelente estética”, acrescenta o Dr. José Todescan Júnior.
Um avanço na autoestima dos pacientes
A integração dessas novas tecnologias na odontologia estética melhora a aparência dos dentes e tem um impacto na qualidade de vida dos pacientes, com muitos relatando uma maior confiança e disposição para interagir socialmente após os tratamentos.
A personalização dos tratamentos também tem sido uma tendência crescente. Com o auxílio de softwares de simulação digital, é possível prever os resultados estéticos antes mesmo do início do tratamento, permitindo ajustes de acordo com o desejo do paciente e garantindo uma maior satisfação com os resultados finais.
A odontologia estética continua a promover avanços, impulsionada pela introdução de novos materiais que oferecem resultados mais agradáveis e menos invasivos. “Essas inovações estão proporcionando tratamentos que, verdadeiramente, melhoram a saúde bucal e contribuem para a qualidade de vida dos pacientes”, conclui o Dr. José Todescan Júnior.
Sobre José Todescan Júnior
Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da no Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.
Sobre a Clínica Todescan
Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse clinicatodescan.com.br ou instagram.com/todescanjrodontologia.