Revista
Não é preciso abolir os alimentos duros. Segredo: morda porções menores e mastigue devagar.
Prefira alimentos cozidos ou assados (carne, legumes) que ajudam a evitar a quebrado aparelho.
Escove os dentes, (usando o fio dental antes) sem pressa após todas as refeições.
Use escovas interdentais (só elas alcançam lugares difíceis)
Vai comer em publico? Leve o fio dental (e um espelho) na bolsa e vá ao banheiro em emergências.
Aparelho pode manchar os dentes?
Há pessoas que tiram o aparelho e ficam os dentes manchados. Por quê?
Porque o esmalte do dente ao redor do aparelho colado se desgasta. Para evitar isso, você precisa fugir dos alimentos ricos em açúcar, que corroem os minerais dos dentes. Além disso, é preciso manter a higiene bucal diariamente em casa e visitar o dentista a cada seis meses.
Ouvi dizer que existe um tipo de aparelho invisível, é verdade?
Sim, existe. Este aparelho é chamado de discreto e existem dois tipos dele: o aparelho fixo lingual, que é colado na parte de dentro do dente, dificultando a visualização. E tem também o aparelho removível.
A grande vantagem desse removível é que o tratamento é realizado primeiro por computador e o paciente poderá ver como seus dentes irão ficar. O tempo de tratamento também será determinado com maior precisão pelo dentista. Vale lembrar que estes dois tipos de aparelho não podem ser utilizados em todos os problemas dentários.
Com o aparelho é possível corrigir problemas como mordidas cruzadas ( ou abertas), dentes tortos( ou encavalados) e melhorar o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.
Manutenção
Em geral, ela deve ser feita com duas semanas de intervalo. E, no máximo, quatro semanas de intervalos, dependendo do tipo de aparelho e da fixa do tratamento.