ATM é a sigla para "Articulação Temporomandibular". Essa articulação liga a mandíbula ao crânio. Situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. Já a DTM denomina a disfunção dessa articulação.
Existem vários fatores que podem levar a essa alteração. Um dos sinais mais comuns é o "clique", ou estalido, que costuma vir acompanhado de dor de cabeça, na face, no pescoço, nos olhos e dentes, ou ainda zumbidos no ouvido. O bruxismo (caracterizado pelo ranger dos dentes) pode ser uma das causas, mas nem sempre.
Os sinais e sintomas da DTM podem ser uni ou bilaterais. Quase toda doença, afinal, necessita de mais de um fator para acontecer. No caso dessa disfunção, acredita-se que o fator principal seja o relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula, e que ela pode estar relacionada a estresse e a certas doenças sistêmicas ou hormonais, que contribuem para o desencadeamento do problema.
A intenção, aqui, é apenas informar os pacientes sobre os principais sintomas, sem discutir os diferentes tipos de tratamento, mesmo porque o tratamento depende de uma série de exames clínicos, além da história particular de cada paciente. O uso da toxina botulínica (Botox) tem revelado excelentes resultados nesse tipo de tratamento, lembrando que nossa clínica está certificada a utilizar tanto o Botox como materiais de preenchimento. Marque uma consulta e tire suas dúvidas.